Cuidados necessários ao comprar imóvel direto com o proprietário

1896

Comprar um imóvel sem intermédio de um corretor ou uma imobiliária exige atenção redobrada. Veja como evitar problemas.

Aquisição de um imóvel é uma tarefa complexa e, às vezes, desconhecida. O mercado imobiliário dispõe de diversos requisitos para que a compra seja firmada, como documentações, taxas, comprovação de renda financeira e por aí vai.

Não recomendamos de maneira nenhuma a compra de imóveis sem ajuda profissional de um corretor ou imobiliária, porque são várias as experiências negativas que ela pode ocasionar: golpe imobiliário, ter que assumir dívidas que não deveriam ser da responsabilidade do novo dono e tanta outras questões.

Sendo assim, a ajuda profissional é extremamente recomendada. Nós aqui da Imobiliária Pereira de Votuporanga oferecemos podemos te ajudar, caso esteja querendo adquirir um imóvel. É só clicar AQUI para falar com a gente!

Mas caso queria seguir essa jornada sozinho, queremos te dar algumas dicas para minimizar problemas que podem ocorrer no processo.

Documentação do proprietário

Toda parte burocrática que o profissional imobiliário faria será de sua responsabilidade. Uma delas é conferir toda a documentação do proprietário. É fundamental que em uma negociação você tenha acesso às cópias da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da certidão de estado civil. E não para por aí: certidões negativas de ações na Justiça Federal; ações cíveis; Interdição, tutela e curatela; ações das Fazendas Estadual e Municipal e protesto de títulos.

Documentação da propriedade em dia

Na negociação direta com o vendedor será de sua responsabilidade também conferir as papeladas da propriedade e se elas estão em dia. Para isso é importante dispor de uma cópia autenticada da escritura, pois por meio dela é possível conferir dados do atual proprietário e da propriedade, e, ainda, a matrícula do imóvel, incluindo uma certidão de ônus reais. Este documento serve para identificar o número próprio da residência, inclusive os registros de todas as mudanças ocorridas nela.

Análise de possíveis dívidas 

Outro cuidado importante para o caso de interesse em comprar um bem direto com o proprietário é com relação a possíveis dívidas existentes, sendo fundamental exigir uma declaração de inexistência de débitos condominiais.

Esta declaração é retirada com o síndico do condomínio ou com a administradora do imóvel. Mas este não é o único possível débito que o seu futuro patrimônio pode conter.

Não esqueça de verificar o status da conta de luz, água e, se existir, de gás, visto que tais dívidas poderão recair sobre você.

Se na análise dessas documentações, você encontrar algum problema, é importante que recorra a um advogado especialista em Direito Imobiliário, pois ele terá conhecimento para dar o suporte necessário.

Caso contrário, os próximos passos devem ser: garantir o desenvolvimento de um contrato detalhado sobre o acordo que fizeram; autenticá-lo em cartório e efetivar a compra e venda do imóvel.

Aqui na Pereira temos respaldo jurídico com advogado especialista no universo imobiliário, o que vai te garantir segurança e um bom negócio. Clique AQUI e fale agora mesmo, deixa a gente te ajudar! 

Fonte: Adaptado de Estadão

compartilhe esse artigo