Comprar um imóvel sem intermédio de um corretor ou uma imobiliária exige atenção redobrada. Veja como evitar problemas.
Aquisição de um imóvel é uma tarefa complexa e, às vezes, desconhecida. O mercado imobiliário dispõe de diversos requisitos para que a compra seja firmada, como documentações, taxas, comprovação de renda financeira e por aí vai.
Não recomendamos de maneira nenhuma a compra de imóveis sem ajuda profissional de um corretor ou imobiliária, porque são várias as experiências negativas que ela pode ocasionar: golpe imobiliário, ter que assumir dívidas que não deveriam ser da responsabilidade do novo dono e tanta outras questões.
Sendo assim, a ajuda profissional é extremamente recomendada. Nós aqui da Imobiliária Pereira de Votuporanga oferecemos podemos te ajudar, caso esteja querendo adquirir um imóvel. É só clicar AQUI para falar com a gente!
Mas caso queria seguir essa jornada sozinho, queremos te dar algumas dicas para minimizar problemas que podem ocorrer no processo.
Documentação do proprietário
Toda parte burocrática que o profissional imobiliário faria será de sua responsabilidade. Uma delas é conferir toda a documentação do proprietário. É fundamental que em uma negociação você tenha acesso às cópias da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da certidão de estado civil. E não para por aí: certidões negativas de ações na Justiça Federal; ações cíveis; Interdição, tutela e curatela; ações das Fazendas Estadual e Municipal e protesto de títulos.
Documentação da propriedade em dia
Na negociação direta com o vendedor será de sua responsabilidade também conferir as papeladas da propriedade e se elas estão em dia. Para isso é importante dispor de uma cópia autenticada da escritura, pois por meio dela é possível conferir dados do atual proprietário e da propriedade, e, ainda, a matrícula do imóvel, incluindo uma certidão de ônus reais. Este documento serve para identificar o número próprio da residência, inclusive os registros de todas as mudanças ocorridas nela.
Análise de possíveis dívidas
Outro cuidado importante para o caso de interesse em comprar um bem direto com o proprietário é com relação a possíveis dívidas existentes, sendo fundamental exigir uma declaração de inexistência de débitos condominiais.
Esta declaração é retirada com o síndico do condomínio ou com a administradora do imóvel. Mas este não é o único possível débito que o seu futuro patrimônio pode conter.
Não esqueça de verificar o status da conta de luz, água e, se existir, de gás, visto que tais dívidas poderão recair sobre você.
Se na análise dessas documentações, você encontrar algum problema, é importante que recorra a um advogado especialista em Direito Imobiliário, pois ele terá conhecimento para dar o suporte necessário.
Caso contrário, os próximos passos devem ser: garantir o desenvolvimento de um contrato detalhado sobre o acordo que fizeram; autenticá-lo em cartório e efetivar a compra e venda do imóvel.
Aqui na Pereira temos respaldo jurídico com advogado especialista no universo imobiliário, o que vai te garantir segurança e um bom negócio. Clique AQUI e fale agora mesmo, deixa a gente te ajudar!
Fonte: Adaptado de Estadão